Aprender tocar teclado: As primeiras lições no teclado

Tempo de leitura: 6 min

Entre para lista VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Não enviamos spam

Uma vez que o básico do teclado esteja em mente, você poderá começar a parte mais agradável: tocar música! O curso de uma primeira aula de teclado varia naturalmente de um professor para outro, mas a progressão é sempre pontuada por estágios decisivos no início.

E hoje veremos alguns tópicos bem interessantes:

  • Aprendendo a independência com as duas mãos no teclado
  • Como utilizar os pedais do piano/teclado
  • Identifique todos os maus hábitos para adotar bons reflexos
  • Quanto tempo leva para aprender teclado?
  • Escalas de aprendizagem, um período complicado, mas essencial
  • O que é importante para aprender a tocar teclado?

Aprendendo a independência com as duas mãos no teclado

No início, você provavelmente achará difícil trabalhar com a independência de ambas as mãos, naturalmente nosso cérebro não está acostumado a fazê-lo, portanto terá que ser submetido a testes rigorosos. 

Novamente, com muita prática e exercícios direcionados, você poderá tocar coisas diferentes com cada mão. 

Então, você conseguirá realizar pequenas sequências simples, aprender a memorizá-las e reproduzi-las com o maior rigor possível. Muito rapidamente, você começará a obter pontuações fáceis, acessíveis para iniciantes. 

Nesse ponto, você terá que ler as informações enquanto desliza os dedos sobre as teclas. 

Aprender tocar teclado: Como utilizar os pedais do piano/teclado

Pedais do piano digital

Observe que, mesmo que muitos usem um sintetizador, você precisa saber para que servem os 3 pedais de um piano se realmente deseja dominar o instrumento.

Pois os pedais do piano, correspondem aos pedais do teclado ou piano digital.

O pedal de sustain é o mais utilizado, pois permite manter o acorde tocado, a fim de evitar cortes entre cada acorde, durante o movimento das mãos para tocar o próximo acorde.

O pedal esquerdo ou “pedal suave” é usado para mover a mecânica para a direita, a fim de atenuar o tom para torná-lo mais suave ou silencioso, o martelo tocando apenas duas cordas, ou mesmo uma no caso de baixo (para o piano de cauda).

O pedal do meio no piano vertical é um “mudo”; no piano de cauda, ​​este é o pedal tonal ou “pedal de suporte” ou ” Sostenuto “, permite que você mantenha a ressonância de certas teclas de maneira seletiva e, em seguida, toque outras notas no teclado.

E se você quiser saber sobre 5 dicas importantes sobre aulas de piano, veja esse artigo que postamos recentemente.

Identifique todos os maus hábitos para adotar bons reflexos

A ajuda de um bom curso de teclado não deve ser negligenciada, e hoje em dia temos muita facilidade para encontrar uma ótima aula de música online.

É quando você inicia o estudo no teclado que é mais fácil abandonar maus hábitos durante a apresentação. Portanto, aconselhamos você a ter lições para começar, e se possível um profissional esporadicamente poderá identificar seus pontos fracos e ajudá-lo a trabalhar neles.

Ao tentar aprender sozinho, você já pode pesquisar sobre as falhas mais comuns entre os iniciantes no teclado… 

Você certamente se reconhecerá em algumas dessas afirmações, e isso não deve desmotivá-lo, as imprecisões desses iniciantes são normais e você pode voltar rapidamente ao caminho certo, corrigindo-se.

Progredindo no teclado: aprenda no seu próprio ritmo, você irá melhorar gradualmente!

Quanto tempo leva para aprender tocar teclado?

Mesmo que você conheça os passos básicos para aprender a tocar teclado, ainda não sabe quanto tempo levará para realmente dominar seu instrumento. Logicamente, a resposta para a pergunta depende fortemente do tempo que você gasta estudando.

Idealmente, você deve treinar várias vezes por semana, permitindo-se alguns dias de folga para dar um descanso ao seu corpo e cérebro . Consideramos que, a partir de 4 horas por semana , podemos realmente progredir visivelmente em alguns anos.

Apesar disso, você precisa definir metas alcançáveis. Dependendo do tempo livre disponível, você terá mais ou menos oportunidades para melhorar rapidamente. 

Além disso, o importante não é necessariamente passar 10 horas por semana treinando, mas manter um ritmo regular, sem abandonar o instrumento durante as férias, por exemplo.

Escalas de aprendizagem, um período complicado, mas essencial

Para progredir no piano, você deve, sem dúvida, entender as escalas. Essas sequências são essenciais para dominar o instrumento. 

Os exercícios que lhe permitem aprender escalas no teclado são bastante repetitivos, porque você precisa recomeçar quantas vezes forem necessárias até obter um resultado satisfatório.

Geralmente, é recomendável começar com a escala de dó maior, que é a mais simples, pois se refere apenas às teclas brancas. Em seguida, passamos ao mais complexo, a saber, os outros intervalos, maior e menor.

Consideramos que as escalas de aprendizado são tão importantes quanto a teoria musical.

Você deve dominá-los completamente se desejar se destacar como músico, pois eles permitirão que você tenha uma abordagem mais precisa e que tenha o background necessário para lidar com mais facilidade com uma nova música ou até improvisar.

Para aperfeiçoar o piano, você também precisa se familiarizar com o ritmo, pois os músicos iniciantes tendem a ir rápido demais. Para ajudá-lo, você pode utilizar um metrônomo no início. 

Outras fases de aprendizado permanecem essenciais para se dar todas as chaves para se tornar um instrumentista melhor, como ler as alterações na partitura.

O que é importante para aprender tocar teclado?

Aprender tocar teclado

1.) Vontade e regularidade, dois elementos essenciais

Agora que você atingiu um certo nível no piano, pode ver suas ambições aumentar… Talvez você aspire a improvisar no piano! 

Depois de conhecer todas as suas escalas, você será capaz de identificar a chave de cada acorde, o que permitirá que você inicie solos improvisados ​​perfeitamente estabelecidos, que vão soar corretamente e provavelmente vai encantar seu público. 

2.) Escolha um curso de teclado de qualidade

Mais uma vez, solicitar lições de qualidade aumentam suas chances de progresso. 

Contra todas as expectativas, os bons cursos não são apenas para iniciantes, pelo contrário. 

Portanto, se você pratica sozinho há vários anos e tem a impressão de estar estagnado, é bem possível considerar fazer aulas de teclado novamente, para oferecer perspectivas mais amplas de desenvolvimento.

De qualquer forma, força de vontade e rigor serão as duas qualidades essenciais que o ajudarão a melhorar. 

Porque se você não praticar todas as semanas com motivação real, inevitavelmente acabará interrompendo qualquer progresso, até perdendo alguns bons hábitos e correndo o risco de regredir.

3.) Como aprender tocar teclado de maneira profissional

Você sonha em um dia ser capaz de preparar um concerto de piano, como músico na frente de uma platéia real? Nada é impossível, desde que nos são apresentado os meios ideais.

 Um dia, você poderá atingir esse nível, poderá improvisar e até compor no teclado .

Todos os músicos que se prezam sabem que, qualquer que seja o seu nível, eles sempre podem ir além, por terem muitas razões para tocar instrumento musicais.

Além das lições dadas no curso, você pode tentar começar por novas músicas por conta própria, a fim de continuar a ampliar o escopo de suas perspectivas.

Mesmo que você conheça todos os truques para melhorar sua técnica no teclado, descobrirá, ao longo de seu período de prática, novos métodos para pressionar mais as emoções, tocar de uma maneira ainda mais fluida, ter sucesso em uma improvisação, etc.

Finalmente, se você aprender a tocar teclado em alguns anos, com a condição de ser resiliente, também entenderá que a melhoria continua até o fim da vida.

Assim, este instrumento, embora difícil de entender a princípio, aparece como fonte de prazer e realização pessoal ao longo da vida! O sonho de aprender um instrumento musical, é o que muita gente acaba vivenciando.

Se este for o seu caso, e você quer de uma vez por todas realizar o sonho de tocar teclado, conheça agora mesmo o melhor curso de teclado da atualidade – PODER DAS TECLAS.

Curso de Teclado – Poder das Teclas

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para lista VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Não enviamos spam
Telegram